Poliamor ou Amor Livre!

Postado por Unknown in

Vocês já ouviram falar nessas duas expressões? Poliamor ou Amor Livre? Bom, dois temas nada faceis de ser discutidos em uma sociedade como a nossa, que ainda (querendo ou não), vivem em consciência (e em torno) de tudo que a bíblia fala. Hoje temos uma liberdade de expressão e livre arbítrio maior (é verdade) mas ainda vivemos em meio a preconceitos, o que é certo e errado (segundo a bíblia) e desigualdade! Mas se você tem essa vontade de saber o que significa o Poliamor ou Amor Livre, fica ai e confere!


POLIAMOR

Um nome estranho (completamente) mas que se submete ao amor (é claro)! Só de pensar surgem em nossas mentes diversas possibilidades para o significado desse nome. Mas o real significado é: amar mais que uma pessoa (ter um relacionamento com mais de uma pessoa)! Estranho não? Você agora deve estar se perguntando "mas isso acontece, quando você fica com uma pessoa, e ao mesmo tempo, com outras", mas não é assim não, Poliamor se submete ao ato de você ter um relacionamento (serio) com mais de uma/duas/três pessoas, aonde todos se conhecem, e tem ciência desse relacionamento com varias pessoas envolvidas. Um relacionamento não-monogâmico, responsável, consensual, aonde todos os lados aceitam essa escolha e se respeitam. Poliamor não é só considerado um relacionamento, e sim, uma opção de vida, uma outra forma de ver o mundo, e amar! E se você quer ter uma opinião mais formada sobre ele dá um conferida aqui e aprenda que é possível e (super) saudável essa forma de amar ao próximo!


AMOR LIVRE

Ainda mais difícil que o entendimento de Poliamor, no Amor Livre, encontramos diversos assuntos que abrange seu movimento social tornando ele o que é hoje. O movimento Amor Livre esta na sociedade desde o século XIX e tem como finalidade a rejeição do casamento (criado pelo Estado juntamente com a Igreja), despreza esteriótipos e acredita no amor sem posse, nome e/ou controle. Foi criado junto ao movimento anarquista que despreza o Estado e a Igreja (que tem interferência em nossa). Sua principal causa é defender que o Amor Livre deve ser praticado dá forma como as pessoas desejam praticar o amor, sem interferência de leis da Igreja ou Estado. E ainda lutam fortemente contra as leis que impedem um casal não casado a terem uma vida comum como a de um casal casado, diante das leis que regulam o adultério, divorcio, a idade de consentimento, controle de natalidade, homossexualidade aborto e as leis sobre obscenidade. Procuram sempre falar da sexualidade (que diante da igreja é pecado se o casal não é casado) e sua liberdade diante desse casais ou de qualquer pessoa. Em uma matéria do site Café Feminista o tema é abortado de uma maneira mais ampla que fala sobre os direitos do Amor Livre juntamente com os direitos da mulher dentro da sociedade em que vivemos e discutem a liberdade que nós mulheres não temos dentro de um relacionamento "comum". Pra quem quiser conferir esse belíssimo texto clica aqui e tire você suas próprias conclusões sobre o tema. 


CONCLUSÃO 

Fiz essa matéria com o intuito de alertar vocês, tanto homens quanto mulheres, que somos livres para amar da forma que quisermos, não precisamos seguir modelos padrões dessa sociedade e de nenhuma outra. Somos livre para amarmos e sermos amados, de forma que esse amor seja gratificante para nos mesmo e para o próximo. Devemos deixar essa idade de que "sexo antes do casamento é pecado" ou então "que morar com outra pessoa e ter um relacionamento com ela" é pecado, também. Quantos casais por ai vivem em um casamento aceito pela igreja e não se amam ou se respeitam? Devemos ter em consciência que o mais importante é amar e respeitar o próximo não importando sua forma de relacionamento com ele. O casamento em si é uma forma de trazer mais economia ao Estado e a Igreja, visando o movimento patriarquista e capitalista. Tenha base de outras formas de relacionamentos e encaixe suas opiniões, pensamentos, e desejos nela, de forma que essa relação vise os seus conceitos e princípios. E lembre-se: somos todos diferentes e livres para amar da maneira que quisermos!!! 



OUTRO ASSUNTO IMPORTANTE

No site da Literatortura encontra-se um excelente texto falando sobre o machismo que nos mulheres sofremos em relação ao sexo, baseado em uma reportagem que a revista Capricho fez e relembrando outras reportagens da mesma visando o machismo e o slut shaming. Para ler e saber mais clique aqui!



Unknown

This information box about the author only appears if the author has biographical information. Otherwise there is not author box shown. Follow SORA on Twitter or read the blog.

Um comentário:

  1. Mas pra mim, no que diz respeito ao tema, o que realmente importa é não impor a ninguém uma regra de conduta pessoal (de qualquer ordem). Penso que nos dias atuais tudo se desvirtue e acabe perdendo um pouco o sentido, até mesmo o POLIAMOR. Procurar justificativas para ''desvios'' é um caminho comum do ser humano. Poliamor não é promiscuidade. Deveríamos seguir um caminho lógico para toda e qualquer motivação. Está com vontade? Vá e faça! Não está? Continue tomando sua cerveja (uma postura lógica e a ser respeitada, como qualquer outra). Pra finalizar acho que ainda somos reféns de muitos costumes, como por exemplo o do ideal de amor único. Prefere se esconder a real natureza e se vive uma liturgia. Estamos carecas de saber que se pode gostar ou até amar muitas pessoas ao mesmo tempo e de formas diferentes. E se entrarmos na atração sexual então?? Pra quê mentir pra si mesmo? Só uma ilusão criada por não nos aceitarmos como realmente somos.

    E Pam, parabéns pelos escritos!

    ResponderExcluir